segunda-feira, 27 de junho de 2011

Está faltando homem!


Está faltando homem sim! Homem com H maiúsculo, como muitos gostam de dizer. Se alguém não concorda comigo, posso explicar. Não estou falando de masculinidade, virilidade, questão esta que os seres humanos que fazem xixi em pé defendem como gladiadores em plena arena do Coliseu. Nada a ver com a opção sexual. O que eu disse (e repito) é que está faltando homem sim: homem cavalheiro, gentleman, lorde, príncipe....

Tudo bem, tudo bem, não estou querendo ninguém empoleirado num cavalo branco declamando uma poesia shakespeariana debaixo da minha janela, não é isso. Longe disso, bem longe...

Não é de hoje que percebo que a correria e o estresse do dia a dia fizeram com que o mais importante de um relacionamento descesse pelo ralo da pia da cozinha: o romantismo. A falta de atenção, de cuidado, de delicadeza é nossa maior carência.

O que falta é um homem que em pleno século XXI ainda se lembre de abrir a porta do carro para você ao invés de ir girando a chave, ligando o motor e gritando ‘vão bora?’. E ao chegar ao restaurante aquele que puxe a cadeira para você sentar antes de ele mesmo se sentar e pedir uma “gelada”.

São coisas simples, bobas aos olhos de alguns, mas que fazem toda a diferença. Que mulher não gostaria de ser chamada de ‘princesa’ numa época em que ‘tchutchuca’ e ‘glamurosa’ ou uma fruta qualquer são os únicos adjetivos que parecem existir? (Se você discorda disso é porque realmente NUNCA foi chamada de ‘princesa’, senão você entenderia)

Chorar vendo uma comédia romântica. Desejar receber um lindo buquê de flores surpresa – ou um simples botão – num dia qualquer (e não de um em um ano quando se completa aniversário de namoro). Suspirar por um personagem perfeito como o Edward (ele só não é mais perfeito porque não existe de verdade)... Essas são coisas que deveriam ser entendidas facilmente e não questionadas e taxadas como bobagem. Afinal de contas é só isso que nós queremos, não é mesmo? A vida é tão curta para desperdiçarmos com pouca coisa...

Desde que me entendo como gente, ou melhor, desde que comecei a perceber que existem mais diferenças entre meninos e meninas além de itens físicos é que escuto os homens dizendo: “Mulher é um bicho muito complicado.” Esta é uma das maiores mentiras que eu já ouvi na vida. Além de serem eles os complicadores da história, o que não falta hoje em dia são livros, revistas, almanaques e muitos outros guias que exploram o universo feminino e suas particularidades. Bobos são eles de não consultarem um.

Eu poderia enumerar aqui o que as mulheres realmente esperam de um homem ou de um relacionamento, mas só isso já é assunto para um futuro post.

Não são poucos os livros de auto-ajuda que existem por aí que enumeram o que devemos e o que não devemos fazer, por que os homens são assim e as mulheres são ‘assado’, por que eles fazem isto e elas aquilo, etc, etc, etc... É só ir a uma livraria que você vai ver o tamanho da prateleira desta seção.

E tenho que confessar uma coisa: eles ajudam! Estou falando sério, ajudam sim. Além de nos ajudar a abrir nossos olhos para um monte de coisas legais e interessantes, ajudam a nós, mulheres, a perceber que quem realmente precisava ler tudo aquilo são eles, os homens.

Sem comentários: